thiagoassis.ufba@gmail.com
Professor Adjunto 1 de Dedicação Exclusiva da Universidade Federal da Bahia, lotado na Escola de Dança da UFBA, atuando na área de processos educativos em Dança, além de exercer o cargo de Vice-Coordenador do Colegiado de Dança - diurno (biênio 2019/2020) . Foi professor de Dedicação Exclusiva do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atuando na Área de Metodologia, Práticas Pedagógicas e Estágios Supervisionado (AMPE), lecionando nos cursos de graduação em Dança, Pedagogia, Teatro (Licenciaturas) de 2013 a 2019. Doutor na Linha de Processos Educacionais do PPGAC-UFBA, Graduado em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Bahia. É Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar pela Fundação Visconde de Cayru. Mestre em Dança, na linha estudo dos processos, o seu principal investimento acadêmico, desde o mestrado, consistiu em articular as áreas da Dança e da Educação Básica. Foi Professor Colaborador do PARFOR de Artes - UESB, ministrando as disciplina Organização da Educação Brasileira e Antropologia Cultural. Atuou como Coordenador Pedagógico do Programa de Educação para Jovens e Adultos Salvador Cidade das Letras da Secretaria Municipal de Educação (SMED) - Salvador / Bahia, na qual exerceu a função de Técnico da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP). Atuou como Gestor Pedagógico da Mind Lab - Brasil, coordenando a implantação do Projeto Menteinovadora no estado da Bahia. Atuou, também, como professor do Centro de Formação em Artes da Bahia - Escola de Dança da FUNCEB -. Atuou como Consultor pedagógico na Escola Gênesis (Unidade Costa Azul) e Colégio Magister, além de ministrar Cursos de Formação Continuada para Professores em diversos estados do Brasil. É pesquisador do GESTAR - GRUPO DE ESTUDOS EM TERRITORIALIDADES DA INFÂNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UESB, onde coordena a Linha de Pesquisa NUPED - Núcleo de Processos Educacionais em Dança. Foi Coordenador de Área no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID-UESB), no Sub-projeto Dança (2016 - 2018) e no Subprojeto Teatro (2015 - 2016). Foi o consultor responsável pelo capítulo de Arte na Elaboração das Orientações Curriculares para o Ensino Médio do Estado da Bahia (2014). Foi o Consultor Pedagógico responsável pela reformulação curricular do Componente Arte no município de Dias D'ávila (BA). Foi Coordenador do Grupo de Trabalho que elaborou Os Referenciais Curriculares para o ensino de Arte na Rede Municipal de Salvador por meio do Projeto Arte no Currículo, - convênio de Cooperação Técnica entre a UFBA e a Secretaria Municipal de Educação. Pesquisador Associado da ANDA (Associação Nacional de Dança). Colaborador do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Universidade liderado pela Profa. Dra. Denise Maria Barreto Coutinho e Prof. Dr. Naomar de Almeida Filho. Professor do Curso de Licenciatura em Dança UFBA - modalidade à distância- , autor dos Livros Referências Conceituais para uma Pedagogia da Dança (2017), Seminários Interdisciplinares (2017), Introdução a Pesquisa Acadêmica em Dança (2019). Interessa-se pelos seguintes assuntos: formação de professores, docência universitária em Dança; avaliação da aprendizagem e currículo em Dança, e pesquisa (auto)biográfica.