PRODAN - MESTRADO PROFISSIONAL EM DANÇA

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança – PRODAN da Universidade Federal da Bahia é pioneiro no campo da Dança. Autorizado pela CAPES em 2018, soma-se aos seis mestrados profissionais na área de Artes oferecidos no Brasil.

Em sintonia com o Documento de Área de Artes da CAPES, Estatuto e Plano de Desenvolvimento Institucional da UFBA 2018-2022, o Mestrado Profissional em Dança se propõe à produção e difusão de conhecimentos, saberes e práticas no campo da dança, propiciando qualificação profissional no âmbito da Pós-Graduação stricto sensu com vistas à participação cidadã e contribuição junto a diversos contextos do mundo do trabalho e da sociedade.

A excelência acadêmica na área de concentração Inovações Artísticas e Pedagógicas em Dança é desenvolvida por meio de duas linhas de pesquisa:
Linha 1: Experiências Artísticas, Produção e Gestão em Dança - Direcionada a profissionais artistas da dança atuantes nas áreas de criação e execução, produção executiva, gestão pública e privada, curadoria e elementos da cena.
Linha 2: Processos Pedagógicos, Mediações e Gestão Educacional em Dança - Direcionada a profissionais que se dedicam desde os âmbitos formativos com interfaces das políticas públicas, bem como aos educadores de contextos diversos, atuantes nas áreas da dança e da gestão em dança, vinculados aos pensamentos artístico-educacionais transformadores na contemporaneidade.

O PRODAN estimula a investigação de questões estruturantes e demandas profissionais, individual com relevo social, contribuindo para o processo de desenvolvimento pessoal, local, regional, nacional e global. Nessa perspectiva, possui compromisso com teorias científico-sociais de caráter emancipatório, tendo como eixos estruturantes sujeitos sociais, os contextos sociais nos quais se inserem, assim como a produção de conhecimentos que gerem impactos sociais e culturais na sociedade. A abordagem didático-pedagógica do PRODAN se referencia em pressupostos como complexidade, inacabamento e complementaridade, tendo a multi e interdisciplinaridade como vetores que convocam colaboração, dialogia e criação de redes de aprendizagem.

A estrutura curricular do Mestrado Profissional em Dança reúne disciplinas obrigatórias, optativas, práticas profissionais orientadas, exame de qualificação e defesa de trabalho de conclusão de curso, o qual é constituído de: Artigo acadêmico, Memorial Analítico e Portfólio Artístico com produtos gerados ao longo do curso - trabalhos escritos, relatórios, produtos resultantes das práticas (a exemplo de espetáculos de dança; criações audiovisuais como filmes, documentários, videodanças, vídeo-instalação, entre outros; material didático; sistematização de processo artístico; software; protótipos; traduções; oficinas; workshops; eventos; manual de gestão; criação e manutenção de sites; etc.) com descrição sistemática e registro das apresentações realizadas. O curso pode ser concluído no tempo mínimo de 18 meses e tempo máximo de 24 meses.

Com oferta anual de vinte vagas, o processo de seleção do PRODAN tem entradas anuais no início do ano letivo, com processo seletivo no ano anterior. Mais informações, acesse o site do PRODAN .