COLETIVO RAPADURA COM URUCUM & DENDÊ

COLETIVO RAPADURA COM URUCUM & DENDÊ

O Coletivo “RAPADURA COM URUCUM & DENDÊ - Pesquisa e Criação Coreográfica em Danças Populares” conta com coordenação e direção artística de Denny Neves e é associado ao UMBIGADA – Grupo de pesquisa em Dança, Cultura e Contemporaneidade da Escola de Dança da UFBA. Sua pesquisa tem ênfase nas expressões artísticas no campo das Danças das Culturas Indígenas, Repertórios Populares e Afro-brasileiras, em diálogo com o pensamento contemporâneo em Dança. Por meio de um processo de construção de estudos em técnicas multirreferenciais, visa-se as pesquisas em práticas corporais e o desenvolvimento de processos para criação coreográfica. O coletivo propõe a organização de repertórios de movimentos por meio de princípios organizacionais para danças populares compostos entre molas, alavancas espirais e esferas, que visam a manutenção técnica e a valorização destas danças em intercâmbio com a contemporaneidade. Apresenta ainda pesquisa para composição de figurinos e trilhas sonoras originais, por meio de estudos de ritmos, cantos e sonoridades presentes em manifestações de diversos territórios de identidades culturais do Brasil.

GRUPO BAMBÁ

GRUPO BAMBÁ

A proposta investigativa trata de compor um trabalho artístico compositivo em Dança, cujo foco são as danças e ritmos brasileiros articuladas à manifestações de diversas e variadas etnias existentes e em convívio no Brasil. O processo de composição do trabalho é orientado por aspectos das tradições populares brasileiras e suas reapropriações. Por meio do encontro com a diversidade, o projeto Bambá trabalha pela formulação artística que apresenta danças enquanto quadros moventes, enquanto pinturas dançantes tendo como elemento importante a pulsação do corpo que dança e canta nossas manifestações populares.

E-mail: neuzasaad@outlook.com / rener_85@hotmail.com

Grupo X de Improvisação em Dança

Grupo X de Improvisação em Dança

Coordenado pelo professor Eduardo Oliveira, com uma trajetória iniciada em 1998 pelos professores Fafá Daltro e David Iannitelli. Desde então está dedicado à criação e pesquisa artística, teórica e educacional em torno de questões ligadas a acessibilidade e de reflexões pertinentes à investigação e configuração em dança contemporânea que tenha a improvisação cênica como eixo norteador ou aglutinador. Desde 2004, realiza parceria com a Cie Artmacadam (França), com o intercâmbio “Projeto Euphorico”, que resulta em encontro anual entre os dois grupos. Em seu repertório, destaca-se o espetáculo “Os 3 Audíveis…” e “Ana, Judite e Priscila” (Prêmio Klaus Vianna 2007), pioneiro em audiodescrição em Dança no Brasil. Em Dezembro de 2019, publicou o “Livro do X”, escrito por artistas e pesquisadores vinculados ao grupo, com artigos que versam sobre sua trajetória, pesquisa, metodologia, acessibilidade e trabalhos artísticos.

E-mail: grupoxdeimprovisacao@gmail.com
Site: www.grupoxdeimprovisacao.blogspot.com.br

Núcleo de Dança Coisas de Pretxs

Núcleo de Dança Coisas de Pretxs

O grupo tem como foco de pesquisa questionar os lugares socialmente e historicamente impostos xs negrxs, com enfoque nos lugares de fala dxs intérpretes-criadorxs, apresentando a dança com múltiplas interfaces artísticas negras enquanto expressões culturais e de resistência, junto a musicalidades e corporalidades afro-diaspóricas que foram/são ignoradas ao longo da história.

E-mail: neweverton-@hotmail.com