O Teatro do Movimento nasce em 1993 através da junção das salas 01 e 02 do pavimento térreo do prédio antigo da Escola de Dança da UFBA, sendo pioneiro em Salvador para apresentações exclusivas de dança. Hoje, com a criação do Teatro Experimental e por configurar-se também como Laboratório da Escola de Dança, o Teatro do Movimento tornou-se um espaço multifuncional das artes, destinado a receber atividades artísticas e acadêmicas relacionadas aos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Dança, ou desenvolvidas no âmbito da extensão e da pesquisa, propostas tanto pela comunidade interna quanto externa à UFBA.
Este espaço multifuncional configura-se como uma caixa preta com isolamento acústico e dimensão média de 200 metros quadrados, oferecendo versatilidade que surpreende e estimula a criatividade. O Teatro do Movimento pode receber atividades de Grupos de Pesquisas; apresentações de discentes, docentes e técnicos- administrativos da Escola de Dança; aulas específicas de Graduação e Pós-graduação; seminários, simpósios, congressos, mostras, palestras, cursos, workshops, masterclasses, residências artísticas, conferências, entre outras reuniões congêneres de natureza científica, acadêmica ou correlata.
O Teatro do Movimento é gerido pela Coordenação de Ações Artístico- Acadêmicas da Escola de Dança da UFBA. A equipe do teatro é composta de um cenotécnico, auxiliares técnicos e estudantes estagiários que, sob supervisão, auxiliam na montagem e operação dos equipamentos.
O espaço conta com equipamentos de iluminação, sonorização, projeção, linóleo na área cênica, tratamento acústico e climatização. Além disso, possui aparelhos para Audiodescrição, sendo o pioneiro no Nordeste do País em cumprir a Lei de Acessibilidade no que tange ao direito de acesso aos produtos culturais.
A capacidade varia conforme a disposição dos assentos, atingindo o máximo de 80 pessoas no local.
Maiores informações técnicas estão disponíveis no Rider Técnico
Para solicitação do espaço, o proponente deve preencher Formulário de uso do Teatro do Movimento e aguardar a resposta da equipe de Coordenação de Ações Artístico-Acadêmicas. Certifique-se de ler o Regulamento de Uso e Funcionamento do Teatro do Movimento antes de enviar a sua solicitação. Lembramos que o envio do formulário não garante o uso do Teatro.
O Teatro Experimental é um espaço da Escola de Dança da UFBA fundado em 2015 para a criação, investigação e apresentação artística. É também um Laboratório e, como tal, está voltado para o desenvolvimento de ações de interação entre ensino, extensão, pesquisa, inovação e criação artística.
Sua arquitetura caracteriza-se por um galpão de 240m2 quadrados, com pé direito superior a dez metros, com portões de metal em duas laterais distintas, que propiciam a integração em cena do espaço interno ao externo, rodeado por um pedaço conservado da Mata Atlântica dentro do Campus. A mobilidade dos assentos permite também a exploração de diferentes configurações espaciais, flexibilizando a relação entre palco e plateia. Por estas características, o Teatro Experimental é um espaço único na cidade de Salvador, cuja versatilidade propicia a realização das mais diferentes atividades: apresentações artísticas, sobretudo de dança; atos públicos solenes da própria instituição; seminários, simpósios, congressos, palestras, cursos, workshops, masterclasses, residências artísticas, conferências, defesas de mestrado e doutorado, dentre outras reuniões congêneres de natureza científica, acadêmica ou correlata; aulas específicas de Graduação e Pós-graduação; atividades de grupos de pesquisas e grupos residentes; atividades do GDC - Grupo de Dança Contemporânea da UFBA.
O Teatro Experimental é gerido pela Coordenação de Ações Artístico- Acadêmicas da Escola de Dança da UFBA. A equipe do teatro é composta de um cenotécnico, auxiliares técnicos e estudantes estagiários que, sob supervisão, auxiliam na montagem e operação dos equipamentos.
O espaço conta com equipamentos de iluminação, sonorização, projeção, e climatização. Além disso, possui aparelhos necessários para a Audiodescrição. Possui estruturas cênicas em alumínio linha P-300mm composto de treliças e acessórios obedecendo ao projeto. As estruturas de alumínio são compostas de base, torres, corner block 3 fases U, parafusos, arruelas, porcas, pau de carga, sleeve block. O grid é suspenso através de 4 talhas manuais. As talhas têm capacidade de carga mínima de 1000 kg, como limitador de sobrecarga, carcaças e tampas em liga de alumínio fundido, polia da corrente de carga usinada, proteção contra sobrecarga, engrenagens usinadas e tratadas termicamente com lubrificação à graxa, chave fim de curso de ajuste longo, guias de corrente em aço especial, ganchos forjados e tratados termicamente, corrente em aço de alta durabilidade com comprimento mínimo de 7m e freio.
Maiores informações técnicas estão disponíveis no Rider Técnico
Para solicitação do espaço, o proponente deve preencher Formulário de uso do Teatro do Experimental e aguardar a resposta da equipe de Coordenação de Ações Artístico-Acadêmicas. Certifique-se de ler o Regulamento de Uso e Funcionamento do Teatro Experimental antes de enviar a sua solicitação. Lembramos que o envio do formulário não garante o uso do Teatro.