D.A: DIRETÓRIO ACADÊMICO DA ESCOLA DE DANÇA

O Diretório Acadêmico (DA) da Escola de Dança da UFBA é composto por estudantes da unidade e configura-se como instância de representação discente apta a representar os interesses e expressar os pleitos dos alunos. O D.A. tem por competências congregar e defender os interesses e aspirações da comunidade estudantil, promovendo, apoiando e desenvolvendo atividades de caráter científico, pedagógico, artístico e cultural, bem como promovendo o intercâmbio entre a comunidade estudantil e órgãos de entidades de arte e cultura em geral.

É competência exclusiva das pessoas estudantes a definição das formas e critérios de organização e funcionamento das instâncias de representação discente, nos termos de estatutos elaborados e aprovados exclusivamente pelos estudantes, e seguindo a lei vigente. Ressalte-se que na história da primeira Escola de Dança de nível superior do Brasil os movimentos estudantis, ainda que não formalizados, sempre existiram e seguem movimentando essa unidade da família UFBA.

Dentre as principais atribuições e competências do D.A. pode-se destacar: a participação nas deliberações dos órgãos colegiados - Congregação, Departamento, Colegiados e Assembleias - enquanto representação estudantil, com assento previsto no Regulamento da Escola de Dança; e a comunicação com o Diretório Central dos Estudantes - DCE, entidade oficial de representação do corpo discente da UFBA. Estas ações são de suma importância, pois é a partir delas que as aspirações estudantis são levadas à comunidade acadêmica. Esta participação também se configura como um direito fundamental do estudante, que se reflete em benefício de mão dupla, pois, ao tempo em que possibilita a efetiva participação do discente no debate, cria espaço para que a Escola estabeleça uma efetiva interlocução, no sentido de discutir as contribuições e demandas dos estudantes na construção das políticas educacionais.

A livre organização estudantil é pressuposto fundamental para a concretização do princípio constitucional de gestão democrática do ensino público e, para além disso, mostra-se fundamental para o desenvolvimento da consciência cidadã e da renovação e aprimoramento das ideias no campo educacional.

Neste sentido, o D.A. compõe o coletivo acadêmico como importante representação institucional discente. São porta-vozes do desejo de uma grande comunidade que cresce cada dia mais, agregando pessoas de outros estados e países. Portanto, os estudantes devem conhecer esse espaço de representatividade e ter uma participação significativa e ativa durante seu percurso acadêmico universitário.