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MARIA ALBERTINA SILVA GREBLER

bettigrebler@gmail.com

Professora Associada da Escola de Dança da UFBA, Doutora em Artes pela UFBA no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, realizou estágio de pesquisa na Paris 8, antes de defender a tese Coreografias de Pina Bausch e Maguy Marin: a teatralidade como fundamento de uma Dança Contemporânea, em 2006. Obteve o M.F.A. (Master of Fine Arts) na Temple University, Philadelphia (USA) em 1991, a Especialização em Coreografia, em 1980 e a Graduação em Dança, em 1978, ambos na Escola de Dança da UFBA. Bailarina, coreógrafa, fundadora e diretora artística da Companhia de Dança TranChan (1980-2002) onde produziu cerca de 15 espetáculos de dança através de prêmios FUNARTE e Editais da Fundação Cultural que permitiram apresentações no Brasil (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo) e outros patrocinadores que viabilizaram a ida ao exterior (EUA, Alemanha, Colômbia, Chile). Lecionou na Escola de Dança os componentes curriculares na Graduação e Especialização Lato-senso, tais como, Técnicas da Dança Moderna e Contemporânea, Métodos e Técnicas da Criação Coreográfica, Prática da Dança, Condicionamento, Treinamento Individual com o Método Pilates e, mais recentemente, Investigação Cênica, Análise Crítica da Dança Contemporânea, Corpo e Movimento. Na Pós -Graduação da Escola de Teatro é responsável por componentes de Seminários Avançados, Formas do Espetáculo, tendo criado para a grade curricular as propostas disciplinares de Teoria da Dança, Saberes Somáticas e Leitura de Livro. Coordenou Projetos de Extensão, entre eles "Outras Palavras", que trazia figuras de destaque no campo da dança sem vínculo com a Universidade, Pilates da Casa, que ofereceu aulas de Pilates gratuitas aos funcionários da Secretaria e aos terceirizados responsáveis pela limpeza do prédio da escola. Pessoas que mesmo estando fisicamente dentro do espaço de produção de conhecimento, nunca puderam dele usufruir. Tem publicado regularmente nos Anais da Abrace, Verfremdung e Tanztheater (2004), Corpo e encenação, os instrumento do ator e do bailarino (2007) e Sobre as categorias da dança (2009), A Sagração de Nijinski, visão de uma dança moderna (2011). Participou em publicação dedicada ao mestre francês na Revista Brasileira de Estudos da Presença com o artigo A Influência do Pensamento de François Delsarte sobre a Modernidade da Dança, e na Revista Moringa, com o artigo 1980, Pina Bausch e os arcanos de uma dança-teatro. Nos Cadernos do Gipe-Cit Dança Moderna e Tanztheater, a gênese de uma forma coreográfica (2008) e ainda colaborou com o capítulo Pina Bausch e Maguy Marin, teatralidade e corporeidade contemporânea, no primeiro volume da coleção Dança Cênica publicado em Joinville pela Editora Letra d`Agua, em 2008, e 1980, Pina Bausch e os arcanos de uma dança-teatro, 2016. Também tem realizado traduções de artigos e capítulos de livros seminais para a pesquisa em dança no Brasil, como os textos da norte americana Jill Green, da irlandesa Emma Meehan e da inglesa Sarah Whatley. Os temas de interesse de estudo e pesquisa se localizam na História da Dança, no Corpo em diálogo com a Cultura e a Sociedade, nas práticas de formação do artista cênico, especialmente do bailarino, como os métodos Pilates, Gyrotonics, Yoga e nas abordagens Somáticas, entre elas Feldenkrais, Alexader e Body Mind Centering (BMC) e em sua produção teórica.

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