V GIRA FILOSÓFICA - DANÇAS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS AFROAMERÍNDIAS: desconstruindo o paradigma popular

V GIRA FILOSÓFICA

A mesa questiona o paradigma popular enquanto um sistema agregador, na medida em que confronta uma ideia de diversidade expressa no contexto das danças e manifestações culturais afroameríndias. Interessa-nos saber como o debate é pautado junto aos segmentos artísticos-culturais de afirmação desses saberes nas comunidades, e de que forma tais tensionamentos são traduzidos na cena artística, quando atualizados em seus discursos e poéticas contemporâneas. Neste trânsito entre pesquisadores e comunidades, a mesa visa aprofundar a discussão na perspectiva dos próprios artistas-pesquisadores, dentro dos espaços aos quais estão inseridos.

Convidado(a)s:
Denny Neves (Escola de Dança-UFBA)
Doutorando e Mestre em Dança pelo PPGDANÇA/UFBA. Docente permanente da Escola de Dança da UFBA. Foi professor das Danças e Expressões da Cultura Popular Brasileira na Escola de Dança da FUNCEB. Arte-educador e Assessor de projetos artísticos e culturais nas áreas de dança, artes plásticas, figurinos e cenografia.

Ericky Nakanome (UFAM-Parintins)
Professor da Universidade Federal do Amazonas UFAM do Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Mestre pelo PPGAV-UFBA. Atua na área de Teoria e História da Arte com foco na Cultura Popular e Festas da Região Amazônica, principalmente o Boi Bumbá de Parintins e suas mais variadas representações. Compõe o grupo de pesquisa "Estilo e Artes Visuais na Amazônia" e atualmente é presidente do conselho de artes do Boi Bumbá Caprichoso.

Pedro Abib (Educação-UFBA)
Pós-Doutor em Estudos Lusófonos pela Universidade Nanterre (FR) e em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa. Doutor em Ciências Sociais aplicadas à Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela UFBA, onde é professor na Faculdade de Educação. Líder do Grupo de Pesquisa GRIÔ: "Culturas Populares, Ancestralidades e Educação" (PPGE-UFBA). Capoeirista discípulo do mestre João Pequeno de Pastinha, autor de diversos livros e artigos sobre o tema.

Soiane Gomes (UFBA e Fórum de Quadrilhas Juninas)
Mestra em Dança (PPGDANCA/UFBA). Artista popular da linguagem de Quadrilha Junina desde 1994. Idealizadora do Fórum Permanente de Quadrilhas Juninas. Coordenadora do Maracatu Baque Mulher Salvador. Dama do Paço da Oxum na Nação do Maracatu Porto Rico - PE. Foi Conselheira Municipal de Políticas Culturais do Salvador 2015-2017. Atualmente é professora substituta na Escola de Dança da UFBA.

Mediação: Profª Drª Amélia Conrado (UFBA) e Márcio Fidelis (Mestrando PRODAN-UFBA)

Data: 26.08 (quinta-feira)
Link de acesso: https://youtu.be/FO_vFLdtCJ8
Canal do Youtube e Facebook do Grupo GIRA